quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Vi Donnie Darko no domingo. Já tinham me falado desse filme e eu sempre me esquecia dele. Sábado cheguei na locadora sem indecisão, pelo menos, e de boa memória. Pra variar, peguei dois filmes (o outro foi Veludo Azul, do Lynch, que por sinal, vou devolver atrasado porque só fui assistir ontem).

Donnie Darko é antiguinho, de 2001. O protagonista é Jake Gyllenhaal, de Brokeback Mountain, mas bem novo ainda. Na real vou ter de assistir mais vezes. É um desses filmes de várias teorias. Andei discutindo com amigos e vejo que cada um tem uma idéia diferente, com alguns pontos de intersecção. O filme lida com viagem no tempo e no espaço (distúrbio mental?), realidade x ficção, sensibilidade, corruptelas e falhas na linha temporal. Ainda mexe com a hipótese da existência do Buraco de Verme (wormhole), ou seja, um túnel no tempo/espaço. Efeito Borboleta entra na história? Me pareceu que sim (várias teorias). E ainda tem espaço pra romantismo. Já li por aí que é basicamente um filme de terror para adolescentes. Meio simplista essa denominação, eu diria. Embora o filme toque um pouco em conflitos da adolescência, o sexo sublimado, alguns assuntos ali têm uma proporção bem maior. O mundo de um adolescente x o MUNDO, UNIVERSO.

Seguindo o filme busquei a trilha. O filme abre com The Killing Moon, do Echo and the Bunnymen, tem também Tears for Fears, Joy Division, INXS, The Cure, e Mad World (Gary Jules), pra fechar. Sim, é total anos 80.


Donnie: Why do you wear that stupid bunny suit?
Frank: Why are you wearing that stupid man suit?

0 Commentários:

Postar um comentário

<< Home